top of page

Protesto contra os Jogos Olímpicos - 2016 - 05/08/2016

Dia 05/08/2016, aconteceu o primeiro protesto contra os Jogos Olímpicos 'Rio 2016', no vão do Masp, em São Paulo. A Mamana Renata Armelin e a nossa fotógrafa colaboradora, Beatriz Ataídio, foram acompanhar o ato.

Logo no início da concentração, já havia um grande contingente de policiais na região. Revistas aleatórias começaram a acontecer e a quantidade de policiais não parava de aumentar.

Por volta de 18:30h, a polícia começou a envelopar os manifestantes dentro do vão do Masp. Em dado momento, proibiram a saída de pessoas que se encontravam dentro cordão. Também houve resistência com relação à entrada e saída da imprensa. Quando questionados, policiais afirmaram que essa medida se deu por não haver uma liderança no protesto (?), bem como por falta de um trajeto pré-definido e acordado com a PM (trajeto que havia sido publicado na página do Facebook 'Periferia Revolucionária'). Sem ter por onde sair, um grupo resolveu atravessar correndo o espelho d'água do Masp e tomar uma das faixas da Avenida Paulista.


Apesar de um pequeno 'delay' na ação da polícia, eles se reposicionaram fazendo cordões de acompanhamento nas laterais do ato. Aos poucos, tentaram envelopar os manifestantes de novo, que criam como tática correr mais do que a polícia.

Essa situação de corre-corre acontece até no início da rua Augusta, onde um dos manifestantes soltou um rojão pro alto. Na internet é possível encontrar um vídeo de uma das primeiras prisões, onde um dos policiais afirma que o rapaz soltou rojão em cima da polícia. É na hora do rojão que começa uma grande correria, policiais sacam o cassetete e começam a agredir os manifestantes.

A Mamana Renata, durante o tumulto, trombou com um rapaz e caiu no chão. Nesses poucos segundos que estava caída, recebeu, de um policial, um chute na coxa. Daí em diante, a violência policial toma conta do protesto. Cercaram e encurralaram manifestantes que, em grande parte, eram jovens. Muita borrachada e spray de pimenta. O companheiro da fotógrafa Beatriz Ataídio, que estava filmando a manifestação, foi puxado por um dos policiais e ao informá-lo que era da imprensa, recebeu um 'foda-se' em alto e bom som. Acabou detido junto com outros 105 manifestantes.


Quando questionados a respeito da detenção dos jovens, os policiais ou ignoravam, ou diziam "você sabe porquê estão detidos". A polícia manteve a Rua Augusta interditada durante aproximadamente três horas, enquanto faziam revistas e encaminhavam os jovens de ônibus para a 78° DP. Outro tumulto se inicia durante a detenção de um dos manifestantes, alguns policiais jogam spray de pimenta em cima dos jovens que se encontram sentados, envelopados e proibidos de se levantarem.

Por volta da 00h, os manifestantes começaram a ser liberados na delegacia.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
!
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page