Fora, Temer! - Brasília - 24/05
Milhares de manifestantes protestaram ontem, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, pedindo a renúncia do presidente Michel Temer e "Diretas Já". Fala-se em números que variam de 35 à 200 mil manifestantes.
Foto: Jacqueline Lisboa
Michel Temer, que mais parece um dente de leite, além de não largar o osso por nada, resolveu bater de frente com a população, promovendo repressão policial desmedida e descontrolada, o presidente decretou a "ação de garantia da lei e ordem".
Enquanto manifestantes sangravam no caos instaurado na Esplanada, engravatados da base governista e a oposição trocavam xingamentos e empurrões dentro dita "Casa do Povo". Pouco depois, deputados da oposição saíram da Câmara em protesto ao decreto que convoca as forças armadas para garantir a ordem. Aproveitando a ausência da oposição, Rodrigo Maia (DEM-RJ) colocou em pauta medidas provisórias que expirariam semana que vem.
Foto: Regina Dalcastagnè
Foto: Mariana Raphael
Essa data ficará marcada não só em nossas lembranças e também na pele de muitos. Balas de borracha (atiradas acima da linha da cintura, descumprindo o protocolo da própria PM), bombas de efeito moral e lacrimogêneo, spray de pimenta, cassetetes, cavalaria. Ainda no final da tarde de ontem (24) foram divulgadas fotos da PM utilizando armas letais contra os manifestantes. E, à noite, um vídeo compartilhado por um site de notícias mostrava ao menos 2 policiais disparando a esmo e também contra pessoas que praticavam ações diretas. Foi confirmado um ferido por arma de fogo sobre o qual ainda não se tem maiores informações.
Foto: Jacqueline Lisboa
Fotos: Juliana Pessoa
Foto: Juliana Pessoa
O Brasil se afunda numa crise econômica e política sem precedentes. Aproveitando-se da complexidade de toda situação, grandes veículos de comunicação conduzem o rebanho de espectadores em direção ao abatedouro. A revolta do povo que já está farto de ser explorado e roubado, para muitos é sinônimo de vandalismo. A sensação é de que a panela de pressão foi esquecida no fogo. Ou o gás acaba, ou a panela explode.
Foto: Jacqueline Lisboa
Foto: Jacqueline Lisboa
Foto: Jacqueline Lisboa
Não foi golpe, está sendo...