Esplanada à esquerda
Desde que a palavra impeachment voltou a ser pronunciada neste ano, a cada dia decisivo do processo que aguarda pela decisão final no Senado, Brasília - mais especificamente a Esplanada dos Ministérios - acorda dividida por este muro.
O lado direito, quando das primeiras votações pela abertura do processo -primeiro na Câmara e depois no Senado- era de onde se podia ver panelas sendo batidas, muitas bandeiras do Brasil e algumas dos Estados Unidos, desfile de camisas da CBF, discurso raso em torno da corrupção, exaltação ao juiz Sérgio Moro, e um anti petismo raivoso, em várias situações, misógino.
Nesta segunda-feira (29/08), Dilma passou mais de 14 horas no Senado, fazendo sua defesa. Para a ocasião, o muro foi mais uma vez levantado. À tarde, quando iniciamos a cobertura fotográfica, encontramos o lado direito às moscas, com apenas alguns funcionários colando adesivos e bonecos em postes.
Já o lado esquerdo recebeu defensores da democracia, não tantos quanto nas outras ocasiões, mas algumas centenas, de vermelho, denunciando o Golpe, apoiando Dilma, exigindo a manutenção de direitos conquistados e gritando Fora Temer! O Mamana Foto Coletivo apresenta alguns destes personagens, que estiveram simbolicamente ao lado de Dilma neste longo dia que se passou.
Do lado direito da Esplanada, apresentamos imagens de coberturas anteriores, quando Dilma ainda não havia sido afastada e Michel Temer não era ainda interino.